Conheça os bastidores da Bee Mel no nosso apiário de migração em Barro Duro (PI)
Por Teresa Raquel Bastos
Para encerrar nossas atividades de 2020 (ufa, acabou!), tivemos a última colheita de mel em nosso apiário de migração em Barro Duro, Piauí, no último dia 11 de dezembro. Não é sempre que conseguimos ter mel nessa época de fim de seca, mas o B-R-O-Bró acabou mais cedo nesse ano louco, o que fez com que as flores desabrochassem mais cedo. Colhemos pouquinho, porém um mel maravilhoso!
Conseguimos preservar a maioria das nossas colmeias nesses apiários migratórios. Perdemos onze, sendo boa parte para ataques de traça, a principal praga que atinge nossa criação. Elas conseguem se instalar principalmente em enxames mais fracos ou novos, que ainda não têm muitas abelhas para combater a invasão.
A colheita
O sabor do mel é bastante intenso e gastronômico. Dessa vez tivemos a companhia do especialista em vinhos Antônio Sales para degustar nossa colheita e tentar identificar aromas e sabores do mel, como se faz com a bebida.
Segundo ele, o mel do lote de dezembro tem notas de baunilha e no final um toque amarguinho que lembra muito o gosto do caramelo de pudim. Dá só uma olhada no que ele disse ao provar essa belezura:
E nem pense que esses sabores são artificiais! A mistura vem das abelhas, que nessa época visitam flores variadas que conferem um "terroir" piauiense para o mel. Lá no apiário temporário (que utilizamos apenas durante a temporada seca) há uma plantação de eucalipto abandonada na propriedade vizinha e as caixas são instaladas dentro de áreas de reserva florestal, que tem apenas mata virgem e conservada. Logo, o mel tem um pouco de néctar de cada espécie por lá.
A região de Barro Duro (PI) é salpicada de árvores nativas que florescem sem um pingo de chuva como a candeia, a faveira e o pau-d'arco (ou ipê, como também é chamado). É por essa florada diversa e resistente à seca que levamos nossas abelhas para lá, em uma viagem por mais de 360 km. No nosso apiário de Novo Santo Antônio (PI), não brota nada, e se não migrarmos as abelhas, elas morrem de fome e sede.
Confira um pouco como foi a nossa colheita:
O lote tem quantidade limitada e já está em estoque na embalagem de 250g. Garanta o seu entrando em contato com a gente!
Saiba mais sobre o dia a dia da nossa produção seguindo a gente no Instagram: @beemelpiaui
Comments