Dúvida sobre engolir ou não a cera de abelhas é frequente entre os que amam se deliciar com a iguaria
Por Teresa Raquel Bastos
Consumir mel em seu estado mais natural é um luxo para poucos. Com o desaparecimento das abelhas, o produto já é raro. Quem tem um pé em alguma área rural pode associar a experiência a memórias da infância. Eu mesma sempre comia favo de mel que meu pai trazia depois do manejo no apiário, então é um afago no peito sempre que como um pedaço.
Foi dessa lembrança que decidimos vender o favo de mel em pote na Bee Mel. Queria que mais pessoas tivessem acesso a essa iguaria. Tem vendido bem e os clientes gostam bastante (especialmente o da florada do marmeleiro - nosso Mel de Ouro do Piauí <3).
O favo de mel é rico em carboidratos e antioxidantes. Também contém traços de vários outros nutrientes. Seu principal componente é o mel bruto, que oferece pequenas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais, mas 95-99% dele é açúcar e água.
Com o sucesso, recebemos a pergunta frequente dos clientes: posso engolir a cera do favo de mel? É comestível? Como comer favo de mel?
A resposta é SIM! Pode engolir a cera de abelhas que fica na boca ao mastigar o favo de mel. Isso porque a cera utilizada por apicultores responsáveis é natural, ou seja, feita pelas próprias abelhas, que utilizam até nove quilos de mel para produzir um quilo de cera. Por não fazer mal à saúde, a cera de abelhas é utilizada no revestimento de frutas para aumentar sua durabilidade de forma natural.
Como comer favo de mel
Escolha favo de mel de apicultores confiáveis e de áreas de produção livres de agrotóxicos. É provável que encontre o favo de mel em uma loja local de alimentos saudáveis ou no mercado de agricultores, embora também possa comprá-lo online. Com a gente te garantimos favos do campo à mesa, sem processos artificiais. (Temos delivery em Teresina)
Ao escolher o favo de mel, tenha em mente que quanto mais escuro o mel, mais ricos são os seus compostos benéficos, como os antioxidantes.
O favo de mel pode ser usado como adoçante em sobremesas caseiras – ou em cima de panquecas, papas de aveia ou iogurte. Algumas pessoas também gostam do favo de mel com saladas doces e salgadas, ao lado de frutas, charcutaria ou queijos envelhecidos.
O único alerta é quanto a quantidade. Em alguns casos, comer muitos favos de mel pode causar obstruções no estômago. Para minimizar o risco de isso acontecer, basta simplesmente cuspir a cera. Aqueles que contam calorias devem ter em mente que existem 328 kcal por 100 g de favo de mel.
Comendo favos de mel
Corte o favo em um pedaço de tamanho que dê para morder. Coloque na boca e masque como se fosse um chiclete. Isso vai liberar todo o mel. Você pode comer a cera, se quiser, ou removê-la depois que não houver mais mel.
Benefícios do favo de mel
A imunidade aumenta, o desenvolvimento frequente de doenças dos brônquios é impedido;
O estado de saúde em rinite e artrite é facilitado;
Há um efeito calmante e alívio da depressão;
As gengivas tornam-se mais fortes, pois são facilmente massageadas e impregnadas com componentes terapêuticos;
Para quem deseja, é mais fácil parar de fumar devido à higienização da boca;
Melhora a ressaca mais rapidamente e combate a dependência do álcool;
Uma perda de peso pode ocorrer com a mastigação sistemática de 2-3 pedaços de favos de mel com cera por dia, o que ajuda a reduzir o apetite.
Dentes livres da placa;
Efeito benéfico como prevenção de cáries ao comer favos mais de 2 vezes por semana.
Então você pode engolir a cera do favo de mel, sim. Não tem problema!
Me conta aqui nos comentários se você gosta de favo de mel!
Amo favo de mel, lembro minha infância. O que me preocupa são os agrotóxicos, como identificá-los se não conheço a fonte?
Eu amo, e curei uma crise de rinite, fortíssima com favo de Mel 🙏
Eu amo favo de mel